E.E.I.F.
ANTÔNIO CORREIA
Projeto
Político
Pedagógico
Diretora Administrativa: Maria Alice de Alencar Fernandes
Juazeiro do Norte-CE – 2012
PREFEITURA MUNICIPAL DE JUAZERO DO NORTE
PREFEITO MUNICIPAL
Manoel Raimundo de Santana Neto
SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Sônia Luz Monteiro
COORDENADOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Maria Francineide
Macêdo Landim
“Em busca de um ensino de qualidade”
E.E.I.F. Antônio Correia – Sitio Catolé
Juazeiro do Norte-CE
E.E.I.F.
ANTÔNIO CORREIA
ANO
LETIVO - 2012
ORGANOGRAMA
DIRETORA ADMINISTRATIVA
|
Maria Alice de Alencar Fernandes
SECRETÁRIO
|
Darla Maria Pereira da Silva.
Agente administrativo
|
Cícera
Pereira Gomes
MERENDEIRAS
|
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS
|
Lucia Correia dos
Santos Cicera
Soares Barbosa
Maria Luzanira dos
Santos
VIGIAS
|
Sebastião
Monteiro da Silva
PROFESSORES
|
Anisia
de Alencar Fernandes
Arthur
Bernard Ferreira Santos
Cícero
Macêdo da Cruz
Clara
Soares Barbosa
Francisca
Soares Barbosa
Ieldes
Gomes Lopes
José
Nilton Nascimento Rodrigues
Lucicleide
Maria do Nascimento Salvador
Maria
Auxiliadora Lobo Silva
Maria
da Silva Santos
Maria
das Dores Lobo Silva
Osvaldo
Bezerra Lima Neto
Rosa
Soares Simão
E.E.F. ANTONIO LEONIDAS
DIRETOR ADMINISTRATIVO
Lucicleide
do Nascimento Pinheiro
FUNCIONÁRIOS
Gislania Leite Pinheiro
Pereira
Maria Eliete da Cruz
PROFESSORES
Elmo do Nascimento Pinheiro
Ivete Pinheiro Leite
Maria Lucia Lima da Silva
APRESENTAÇÃO
A
Escola de Ensino Infantil e Fundamental Antonio Correia criada pela lei nº. 915
de 20 abril de 1981, situada na zona rural do município de Juazeiro do
Norte-CE, CEP: 63.010.010, telefone: 3587-9003, CNPJ: 03.147.728/0001-39.
A
escola está em consonância com o que define a resoluçao372/02-CE e a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Nº. 9394/96. É credenciada e
reconhecida e aprovada na modalidade de Educação Infantil, Fundamental e na
Educação de Jovens e Adultos.
A
Escola de Ensino Infantil Antonio Correia, criada pelo Decreto Nº 935/82 é
constituída através do Decreto nº 61 de 06 de setembro de 2005, homologada como
escola Pólo para as seguintes escolas nucleadas. E.E.F. Antonio Leônidas.
A
Escola Pólo possui no ano letivo de 2012, 95 alunos regulamente matriculados e
assim distribuídos:
-
Ensino Infantil (manhã) 17 alunos
-
Ensino Fundamental I (manhã) do 1º ao 5º ano, com 34 alunos.
-
Ensino Fundamental II (tarde) do 6º ao 9º ano, com 44 alunos.
A
E.E.F. Antonio Leônidas possui no ano letivo de 2012, 41 alunos regularmente
matriculados e assim distribuídos:
-
Ensino Infantil (manhã) 08 alunos.
-
Ensino Fundamental I (manhã) 2º, 4º e EJA I, II segmento, 33 alunos.
A
Escola de Ensino Infantil e Fundamental Antonio Correia pertence à rede
municipal de ensino e foi inaugurada no dia 31 de janeiro de 1983, na gestão do
prefeito Airton Gomes de Alencar, construída em um terreno doado pelo senhor José
Gomes dos Santos. De inicio a escola funcionou com uma (01) sala de aula com 35
alunos matriculados. Passou por uma ampliação na gestão do prefeito Manoel
Salviano Sobrinho onde foram construídas duas (02) salas de aula e uma
diretoria. Passou novamente por outra reforma na gestão do Sr. Prefeito Carlos
Alberto da Cruz que oportunizou uma ampliação e a implantação das series
terminais do ensino fundamental (5ª a 8ª serie).
Atualmente
a escola encontra-se toda murada e sua estrutura física dispõe de cinco (05)
salas de aula, uma (01) diretoria, uma (01) secretaria, um (01) almoxarifado,
uma (01) cantina, um (01) deposito de merenda, uma (01) área para recepção.
JUSTIFICATIVA
Devido às constantes inovações que o sistema educacional brasileiro vem
procurando fazer em todos os seus níveis, nós que fazemos parte da E.E.I.F.
Antônio Correia, não poderíamos deixar de buscar e acompanhar qualitativamente
as inúmeras mudanças que vem acontecendo ao longo dos anos na forma de se
trabalhar a educação em suas várias dimensões, que vão desde a adaptação da
criança no sistema escolar até as diversas maneiras existentes ou que possamos
criar para garantir a permanência do aluno na escola e com condições
satisfatórias para que a mesma venha ao final, adquirir os conhecimentos e
aprendizagem suficientes para lhes garantir também o sucesso nos níveis
posteriores.
Para isso, necessitamos com
urgência de investimentos, reforma e ampliação na parte física de nossa escola,
com o objetivo de oferecermos melhores comodidades, segurança e abrangência do
atendimento SÓCIO-EDUCATIVO a todas às crianças e jovens dessa comunidade tão
carente e desprovida de privilégios e da oferta de serviços públicos
suficientes para garantir-lhes condições mais favoráveis para o convívio
social, bem como para uma inclusão social mais visível e transformadora.
É chegada a vez da transformação da nossa
sociedade, mas para isso, é necessário darmos a ela, as condições necessárias e
indispensáveis ao desenvolvimento de uma nação, de um estado, de um município e de uma
comunidade carente como a nossa, que é através da garantia dos serviços básicos
e principalmente pela oferta de uma EDUCAÇÃO QUALITATIVA e voltada
essencialmente para os anseios da coletividade.
PROPOSTA PEDAGÓGICA DA E.E.I.F. ANTÔNIO CORREIA
O mundo exige das instituições de ensino uma proposta pedagógica
cada vez mais adequada e voltada à realidade de cada escola, que atenda aos
anseios da comunidade local e com adaptações que correspondam à sociedade
moderna. A E.E.I.F. Antônio Correia, está em aprimoramento constante para
corresponder a essa necessidade que beneficiará aos alunos, a família e as
pessoas que participam diretamente e indiretamente desta instituição de ensino.
¨
Diagnóstico
da situação local da Educação.
¨
Realidade
sócio-econômica e cultural da população a que se destina.
A E.E.I.F.Antônio
Correia, atende atualmente uma faixa de 95 crianças de 0 a 16 anos de idade,
distribuídas na zona rural do município de juazeiro do norte, sendo a maioria
oriunda de famílias de baixa renda e de situação sócio-econômica bastante
precária.
Infantil
multseriado, com crianças de Fundamental I, com crianças de
Fundamental II, com crianças de
PERFIL
DO EDUCANDO
è Ser
companheiro, amigo, respeitador, honesto, solidário nas relações entre as
pessoas e também o respeito ás diferenças culturais;
è Planejar
e participar das tarefas escolares sabendo dividi-las tendo responsabilidade e
disciplina.
è Ter
respeito ao meio ambiente.
è Ter
criatividade, dinamismo, diante dos acontecimentos da vida;
è Sonhar
e querer realizar este sonho, ter objetivo de vida;
è Ser
humilde e autoconfiante.
Problemas
que devem ser resolvidos prioritarmente
è Diminuir
o índice de reprovação
è Fortalecer
a relação entre escola e família.
è Fortalecer
o ensino inclusivo
è Avançar
projetos de intervenção, garantindo assim melhor ensino e aprendizagem.
OBJETIVO GERAL
¨ Desenvolver
um ensino de qualidade, ser espaço físico, pedagógico, político e cultural.
Comprometendo-se com a aprendizagem e transformando os conhecimentos da
comunidade a qual estamos inseridos. (sitio Catolé)
OBJETIVOS ESPECIFICOS
¨ Favorecer
o desenvolvimento amplo, dinâmico da criança em seus aspectos sociais,
afetivos, motores e cognitivos.
¨ Conhecer
o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis
¨ Desenvolver
a capacidade de organização e planejamento dos educando nos cuidados que devem
ter no sentido de preservação e limpeza do ambiente escolar e o zelo ao
patrimônio público.
¨ Vivenciar
momentos juntos com a comunidade escolar de atitudes de humildade, postura,
respeito, amor a terra. (Ao meio ambiente)
¨ Oferecer
a comunidade escolar, momentos de estudos com a finalidade de qualificação.
¨ Buscar
envolvimento nos trabalhos práticos e teóricos para desenvolvermos novas
habilidades e conhecimentos úteis à comunidade escolar.
¨ Desenvolver
estratégias de leitura e escrita e calculo para alfabetizar na idade certa
¨ Valorizar
as atitudes que os alunos podem adquirir estudando seu cotidiano, seu meio
ambiente na área de geografia.
¨ Estimular
o aluno a ter prazer nas aulas de português e matemática, buscando novas
estratégias de leitura e cálculo.
¨
Melhorar a leitura enfatizando o
bom êxito nas provinhas Brasil, Spaece, Paic.
METAS
¨ Construir
um ambiente educativo e prazeroso, onde a criança sinta-se bem.
¨ Conhecer
as partes de seu corpo e hábitos higiênicos para o bom viver.
¨ Descobrir
hábitos saudáveis de se alimentar
¨ Construir
ambiente educativo onde todos os segmentos escolares se sintam responsáveis e
participem do processo educativo.
¨ Conscientizar
a comunidade escolar da importância do estudo como fonte primordial na vida.
¨ Estimular
a participação da comunidade nas ações escolares
¨ Ser
espaço de interação, participação e discussão conduzindo na busca de novas
alternativas e soluções.
¨ Ter
todas as crianças em idade escolar freqüentando a escola.
¨ Melhorar
o desenvolvimento do educando nas disciplinas de português e matemática.
¨ Destacar
bem o objetivo que queremos, buscando sempre o crescimento do nosso educando.
AÇÃO
¨ Trabalhar
com jogos, brincadeiras, trazer o lúdico para a sala de aula.
¨ Dinamizar
as aulas para melhor desenvolvimento infantil, cantar, ouvir, interpretar,
dançar, pular, etc.
¨ Conhecer
as diferenças entre meninas e meninos, uso do espelho e desenho.
¨ Estimular
as crianças á cuidarem do seu aspecto físico: pentear, escovar os cabelos,
dentes e comer alimentos saudáveis.
¨ Realizar reunião com todos
os segmentos: grêmio estudantil, conselho escolar, APC e outros.
¨ Participação dos alunos nos
momentos cívicos semanalmente ou mensalmente, entoando os hinos “do Ceará,
Juazeiro, Brasileiro, Independência, da escola e etc”
¨ Realização pelos alunos, com
auxilio de professores de: peças teatrais, poemas, dançam concurso de redação,
parodia, trava-lingua enriquecendo seus conhecimentos e aprimorando a cultura.
¨ Limpeza no inicio do ano
letivo ou semanal do pátio e quadra da escola, firmando parceria entre alunos,
funcionários e comunidade.
¨ Disponibilização do prédio
escolar para encontros, religiosos, palestras, reuniões da comunidade e também
a quadra poliesportiva para jogos, gincanas e etc.
¨ Reunião de pais e mestres.
¨ Realização de palestras
envolvendo temas atuais e informativos como: drogas, AIDS, DST, dengue e meio
ambiente.
¨ Coleta de doações para
entidades assistenciais ou para alguém da própria comunidade.
¨ Realização de eventos para
adquirir recursos com a finalidade de realizar passeios educativos e outros.
¨ Organização de prestação de
contas à comunidade escolar como: mural expondo e reuniões com os
representantes.
¨ Realização de diagnósticos e
análise de dados do desempenho por bimestre
¨ Promover projetos de leitura,
escrita e cálculos
¨ Promoção de eventos
educativos e recreativos por ocasião das datas cívicas e comemorativas como:
páscoa, dia das mães, coroação de Nossa Senhora, festas juninas, estudante, dia
dos pais, dia da Independência, dia de Nossa Senhora das Dores, dia das
crianças, professor e natal.
¨ Realizar aulas de campo em
nossa cidade e regiões vizinhas.
¨ Realização
de aulas dinâmicas, com jogos, textos divertidos e ilustrados, uso de dinâmicas
de grupo, cartazes, gincanas na área de matemática.
¨ Realização
de diagnósticos e análise de dados do desempenho, fazendo simulado
semestral e atividades extra-sala.
¨ Promover
projetos de leitura, escrita e cálculos.
¨ Informar
os pais como é feita as avaliações bimestrais.
MISSÃO DA ESCOLA
Buscar
parcerias na luta da construção do conhecimento, desenvolvendo as capacidades e
habilidades promovendo uma formação integrada. Resgatar a auto-estima, identidade
e cidadania dentro do ensino infantil e fundamental, preparando para o futuro.
Esse desenvolvimento deve-se ao núcleo gestor, aos docentes e as famílias.
VISÃO DE FUTURO
A E.E.I.F.
Antônio Correia, junto com a comunidade luta por acréscimos de pontos positivos
neste trabalho, na construção da escola e por uma educação de qualidade,
buscando vê as necessidades de todo o corpo dicente e família como parceira,
conseguir resultados coerentes ao que nele é colocado através do compromisso
consciente, conseguimos a ampliação da mesma neste ano de 2010, para a nossa
comunidade esta sendo um premio e com isto poderemos um trabalho melhor do que
o que desenvolvíamos antes.
Ganhamos uma sala
de informática e a nossa visão para a mesma e que possamos preparar o aluno
para que ele possa sair da escola com um bom conhecimento na área, além de que
no decorrer dos anos possamos instalar a internet para não só os nossos alunos,
mas também os alunos de outras entidades escolares que residem na comunidade
visado o aprimoramento do conhecimento e a facilitação nas pesquisas escolares.
Uma visão
futurista de grande importância e a nossa sala de leitura, pois através dela
desenvolvermos alguns projetos sócio-educativos.
DESAFIOS
O nosso maior será realizar todo exposto
no P.P.P. lutando para pôr em pratica envolvendo pais, comunidade e as
parcerias extras. O nosso é trazer as famílias para dentro da escola, para isto
temos o projeto “A família na escola”.
Gostamos
de desafios e juntos iremos conseguir superá-los.
AVALIAÇÃO
Ensino Infantil – Fazemos
acompanhamento ao aluno através de relatórios, mediante seu desenvolvimento,
sem objetivo de promoção, mesmo para acesso ao ensino fundamental.
Ensino Fundamental – entendemos que
a avaliação é um processo continuo e cumulativo.
Nossas avaliações são feitas de
formas constantes e continua, através dos conteúdos estudados, fazemos a
avaliação somativa que é a prova objetiva, também a formativa acompanhamos os
alunos, seu aprendizado, seu crescimento, observado-os diariamente.
.
PROJETOS
è Horta
- Sinal verde: conservação e preservação do meio ambiente.
è Padre
Cícero: Cidade Centenária: valorizar a história de nossa cidade.
è Semana
Santa: Vivenciar a história cristã.
è Páscoa:
conhecer os valores pascais.
è Maria
e mãe: Reconhecer Maria como a maior e a melhor entre todas as mães.
è Festas
Juninas: Distinguir os costumes, valorizar a nossa cultura e tradição, músicas
poesias e dança.
è Folclore:
Valorizar as tradições brasileiras.
è Natal
Solidário: Sensibilizar os alunos a serem mais solidários e incentivar a viver
um natal em família com AMOR.
RESPONSABILIDADE
E.E.I.F. ANTÔNIO CORREIA
PREFEITURAMUNICIPAL
PARCEIRIAS
AGENTES DE SAÚDE
COMUNIDADES
CONSELHO TUTELAR
IGREJA
RECURSOS HUMANOS
CORPO DOCENTE
CORPO DISCENTE
GRÊMIO ESCOLAR
APC
CONSELHO ESCOLAR
CONSELHO DA MERENDA ESCOLAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário