PPP Projeto Politico Pedagogico





E.E.I.F. ANTÔNIO CORREIA







                                        


Projeto
Político
Pedagógico


Diretora Administrativa: Maria Alice de Alencar Fernandes













Juazeiro do Norte-CE – 2012


PREFEITURA MUNICIPAL DE JUAZERO DO NORTE




PREFEITO MUNICIPAL


Manoel Raimundo de Santana Neto


SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


Sônia Luz Monteiro


COORDENADOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL


Maria Francineide Macêdo Landim












“Em busca de um ensino de qualidade”














E.E.I.F. Antônio Correia – Sitio Catolé
Juazeiro do Norte-CE

E.E.I.F. ANTÔNIO CORREIA

ANO LETIVO - 2012

ORGANOGRAMA

DIRETORA ADMINISTRATIVA

Maria Alice de Alencar Fernandes

SECRETÁRIO

Darla Maria Pereira da Silva.


Agente administrativo
Cícera Pereira Gomes


MERENDEIRAS
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS
 

       Lucia Correia dos Santos                                          Cicera Soares Barbosa
       Maria Luzanira dos Santos                                      
                                                                                  

VIGIAS


Sebastião Monteiro da Silva

PROFESSORES

Anisia de Alencar Fernandes
Arthur Bernard Ferreira Santos
Cícero Macêdo da Cruz
Clara Soares Barbosa
Francisca Soares Barbosa
Ieldes Gomes Lopes
José Nilton Nascimento Rodrigues
Lucicleide Maria do Nascimento Salvador
Maria Auxiliadora Lobo Silva
Maria da Silva Santos
Maria das Dores Lobo Silva
Osvaldo Bezerra Lima Neto
Rosa Soares Simão



E.E.F. ANTONIO LEONIDAS

DIRETOR ADMINISTRATIVO

Lucicleide do Nascimento Pinheiro

FUNCIONÁRIOS

Gislania Leite Pinheiro Pereira
Maria Eliete da Cruz

PROFESSORES

Elmo do Nascimento Pinheiro
Ivete Pinheiro Leite
Maria Lucia Lima da Silva

  
APRESENTAÇÃO


A Escola de Ensino Infantil e Fundamental Antonio Correia criada pela lei nº. 915 de 20 abril de 1981, situada na zona rural do município de Juazeiro do Norte-CE, CEP: 63.010.010, telefone: 3587-9003, CNPJ: 03.147.728/0001-39.
A escola está em consonância com o que define a resoluçao372/02-CE e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Nº. 9394/96. É credenciada e reconhecida e aprovada na modalidade de Educação Infantil, Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos.
  A Escola de Ensino Infantil Antonio Correia, criada pelo Decreto Nº 935/82 é constituída através do Decreto nº 61 de 06 de setembro de 2005, homologada como escola Pólo para as seguintes escolas nucleadas. E.E.F. Antonio Leônidas.
A Escola Pólo possui no ano letivo de 2012, 95 alunos regulamente matriculados e assim distribuídos:

- Ensino Infantil (manhã) 17 alunos
- Ensino Fundamental I (manhã) do 1º ao 5º ano, com 34 alunos.
- Ensino Fundamental II (tarde) do 6º ao 9º ano, com 44 alunos.

A E.E.F. Antonio Leônidas possui no ano letivo de 2012, 41 alunos regularmente matriculados e assim distribuídos:

- Ensino Infantil (manhã) 08 alunos.
- Ensino Fundamental I (manhã) 2º, 4º e EJA I, II segmento, 33 alunos.

A Escola de Ensino Infantil e Fundamental Antonio Correia pertence à rede municipal de ensino e foi inaugurada no dia 31 de janeiro de 1983, na gestão do prefeito Airton Gomes de Alencar, construída em um terreno doado pelo senhor José Gomes dos Santos. De inicio a escola funcionou com uma (01) sala de aula com 35 alunos matriculados. Passou por uma ampliação na gestão do prefeito Manoel Salviano Sobrinho onde foram construídas duas (02) salas de aula e uma diretoria. Passou novamente por outra reforma na gestão do Sr. Prefeito Carlos Alberto da Cruz que oportunizou uma ampliação e a implantação das series terminais do ensino fundamental (5ª a 8ª serie).
Atualmente a escola encontra-se toda murada e sua estrutura física dispõe de cinco (05) salas de aula, uma (01) diretoria, uma (01) secretaria, um (01) almoxarifado, uma (01) cantina, um (01) deposito de merenda, uma (01) área para recepção.


JUSTIFICATIVA

 

                    Devido às constantes inovações que o sistema educacional brasileiro vem procurando fazer em todos os seus níveis, nós que fazemos parte da E.E.I.F. Antônio Correia, não poderíamos deixar de buscar e acompanhar qualitativamente as inúmeras mudanças que vem acontecendo ao longo dos anos na forma de se trabalhar a educação em suas várias dimensões, que vão desde a adaptação da criança no sistema escolar até as diversas maneiras existentes ou que possamos criar para garantir a permanência do aluno na escola e com condições satisfatórias para que a mesma venha ao final, adquirir os conhecimentos e aprendizagem suficientes para lhes garantir também o sucesso nos níveis posteriores.

                   Para isso, necessitamos com urgência de investimentos, reforma e ampliação na parte física de nossa escola, com o objetivo de oferecermos melhores comodidades, segurança e abrangência do atendimento SÓCIO-EDUCATIVO a todas às crianças e jovens dessa comunidade tão carente e desprovida de privilégios e da oferta de serviços públicos suficientes para garantir-lhes condições mais favoráveis para o convívio social, bem como para uma inclusão social mais visível e transformadora.                                                                                        

É chegada a vez da transformação da nossa sociedade, mas para isso, é necessário darmos a ela, as condições necessárias e indispensáveis ao desenvolvimento de uma     nação, de um estado, de um município e de uma comunidade carente como a nossa, que é através da garantia dos serviços básicos e principalmente pela oferta de uma EDUCAÇÃO QUALITATIVA e voltada essencialmente para os anseios da coletividade. 

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA DA E.E.I.F. ANTÔNIO CORREIA

 

O mundo exige das instituições de ensino uma proposta pedagógica cada vez mais adequada e voltada à realidade de cada escola, que atenda aos anseios da comunidade local e com adaptações que correspondam à sociedade moderna. A E.E.I.F. Antônio Correia, está em aprimoramento constante para corresponder a essa necessidade que beneficiará aos alunos, a família e as pessoas que participam diretamente e indiretamente desta instituição de ensino.
¨      Diagnóstico da situação local da Educação.
¨      Realidade sócio-econômica e cultural da população a que se destina.
            A E.E.I.F.Antônio Correia, atende atualmente uma faixa de 95 crianças de 0 a 16 anos de idade, distribuídas na zona rural do município de juazeiro do norte, sendo a maioria oriunda de famílias de baixa renda e de situação sócio-econômica bastante precária.
Infantil multseriado, com crianças de 03 a 05 anos de idade, com 17 crianças matriculadas oferecendo atendimento no turno matutino, entre 07:00h e 11:00h.
Fundamental I, com crianças de 06 a 10 anos de idade, com 51 crianças matriculadas do 1º ao 5º ano, oferecendo atendimento no turno matutino, entre 07:00h e 11:00h. 
Fundamental II, com crianças de 10 a 14 anos de idade, com 44 crianças matriculadas do 6º ao 9º ano, oferecendo atendimento no turno vespertino, entre 13:00h e 17:30h.


PERFIL DO EDUCANDO

è Ser companheiro, amigo, respeitador, honesto, solidário nas relações entre as pessoas e também o respeito ás diferenças culturais;
è Planejar e participar das tarefas escolares sabendo dividi-las tendo responsabilidade e disciplina.
è Ter respeito ao meio ambiente.
è Ter criatividade, dinamismo, diante dos acontecimentos da vida;
è Sonhar e querer realizar este sonho, ter objetivo de vida;
è Ser humilde e autoconfiante.
Problemas que devem ser resolvidos prioritarmente
è Diminuir o índice de reprovação
è Fortalecer a relação entre escola e família.
è Fortalecer o ensino inclusivo
è Avançar projetos de intervenção, garantindo assim melhor ensino e aprendizagem.

 

OBJETIVO GERAL


¨      Desenvolver um ensino de qualidade, ser espaço físico, pedagógico, político e cultural. Comprometendo-se com a aprendizagem e transformando os conhecimentos da comunidade a qual estamos inseridos. (sitio Catolé)


OBJETIVOS ESPECIFICOS

¨     Favorecer o desenvolvimento amplo, dinâmico da criança em seus aspectos sociais, afetivos, motores e cognitivos.
¨     Conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis
¨     Desenvolver a capacidade de organização e planejamento dos educando nos cuidados que devem ter no sentido de preservação e limpeza do ambiente escolar e o zelo ao patrimônio público.
¨     Vivenciar momentos juntos com a comunidade escolar de atitudes de humildade, postura, respeito, amor a terra. (Ao meio ambiente)
¨     Oferecer a comunidade escolar, momentos de estudos com a finalidade de qualificação.
¨     Buscar envolvimento nos trabalhos práticos e teóricos para desenvolvermos novas habilidades e conhecimentos úteis à comunidade escolar.
¨     Desenvolver estratégias de leitura e escrita e calculo para alfabetizar na idade certa
¨     Valorizar as atitudes que os alunos podem adquirir estudando seu cotidiano, seu meio ambiente na área de geografia.
¨     Estimular o aluno a ter prazer nas aulas de português e matemática, buscando novas estratégias de leitura e cálculo.
¨      Melhorar a leitura enfatizando o bom êxito nas provinhas Brasil, Spaece, Paic.


METAS

 

¨     Construir um ambiente educativo e prazeroso, onde a criança sinta-se bem.
¨     Conhecer as partes de seu corpo e hábitos higiênicos para o bom viver.
¨     Descobrir hábitos saudáveis de se alimentar
¨     Construir ambiente educativo onde todos os segmentos escolares se sintam responsáveis e participem do processo educativo.
¨     Conscientizar a comunidade escolar da importância do estudo como fonte primordial na vida.
¨     Estimular a participação da comunidade nas ações escolares
¨     Ser espaço de interação, participação e discussão conduzindo na busca de novas alternativas e soluções.
¨     Ter todas as crianças em idade escolar freqüentando a escola.
¨     Melhorar o desenvolvimento do educando nas disciplinas de português e matemática.
¨     Destacar bem o objetivo que queremos, buscando sempre o crescimento do nosso educando.



AÇÃO

¨     Trabalhar com jogos, brincadeiras, trazer o lúdico para a sala de aula.
¨     Dinamizar as aulas para melhor desenvolvimento infantil, cantar, ouvir, interpretar, dançar, pular, etc.
¨     Conhecer as diferenças entre meninas e meninos, uso do espelho e desenho.
¨     Estimular as crianças á cuidarem do seu aspecto físico: pentear, escovar os cabelos, dentes e comer alimentos saudáveis.
¨     Realizar reunião com todos os segmentos: grêmio estudantil, conselho escolar, APC e outros.
¨     Participação dos alunos nos momentos cívicos semanalmente ou mensalmente, entoando os hinos “do Ceará, Juazeiro, Brasileiro, Independência, da escola e etc”
¨     Realização pelos alunos, com auxilio de professores de: peças teatrais, poemas, dançam concurso de redação, parodia, trava-lingua enriquecendo seus conhecimentos e aprimorando a cultura.
¨     Limpeza no inicio do ano letivo ou semanal do pátio e quadra da escola, firmando parceria entre alunos, funcionários e comunidade.
¨     Disponibilização do prédio escolar para encontros, religiosos, palestras, reuniões da comunidade e também a quadra poliesportiva para jogos, gincanas e etc.
¨     Reunião de pais e mestres.
¨     Realização de palestras envolvendo temas atuais e informativos como: drogas, AIDS, DST, dengue e meio ambiente.
¨     Coleta de doações para entidades assistenciais ou para alguém da própria comunidade.
¨     Realização de eventos para adquirir recursos com a finalidade de realizar passeios educativos e outros.
¨     Organização de prestação de contas à comunidade escolar como: mural expondo e reuniões com os representantes.
¨     Realização de diagnósticos e análise de dados do desempenho por bimestre
¨     Promover projetos de leitura, escrita e cálculos
¨     Promoção de eventos educativos e recreativos por ocasião das datas cívicas e comemorativas como: páscoa, dia das mães, coroação de Nossa Senhora, festas juninas, estudante, dia dos pais, dia da Independência, dia de Nossa Senhora das Dores, dia das crianças, professor e natal.
¨     Realizar aulas de campo em nossa cidade e regiões vizinhas.
¨     Realização de aulas dinâmicas, com jogos, textos divertidos e ilustrados, uso de dinâmicas de grupo, cartazes, gincanas na área de matemática.
¨     Realização de diagnósticos e análise de dados do desempenho, fazendo simulado semestral  e atividades extra-sala.
¨     Promover projetos de leitura, escrita e cálculos.
¨     Informar os pais como é feita as avaliações bimestrais.
MISSÃO DA ESCOLA

               Buscar parcerias na luta da construção do conhecimento, desenvolvendo as capacidades e habilidades promovendo uma formação integrada. Resgatar a auto-estima, identidade e cidadania dentro do ensino infantil e fundamental, preparando para o futuro. Esse desenvolvimento deve-se ao núcleo gestor, aos docentes e as famílias.



VISÃO DE FUTURO

         A E.E.I.F. Antônio Correia, junto com a comunidade luta por acréscimos de pontos positivos neste trabalho, na construção da escola e por uma educação de qualidade, buscando vê as necessidades de todo o corpo dicente e família como parceira, conseguir resultados coerentes ao que nele é colocado através do compromisso consciente, conseguimos a ampliação da mesma neste ano de 2010, para a nossa comunidade esta sendo um premio e com isto poderemos um trabalho melhor do que o que desenvolvíamos antes.
Ganhamos uma sala de informática e a nossa visão para a mesma e que possamos preparar o aluno para que ele possa sair da escola com um bom conhecimento na área, além de que no decorrer dos anos possamos instalar a internet para não só os nossos alunos, mas também os alunos de outras entidades escolares que residem na comunidade visado o aprimoramento do conhecimento e a facilitação nas pesquisas escolares.
Uma visão futurista de grande importância e a nossa sala de leitura, pois através dela desenvolvermos alguns projetos sócio-educativos.




DESAFIOS

            O nosso maior será realizar todo exposto no P.P.P. lutando para pôr em pratica envolvendo pais, comunidade e as parcerias extras. O nosso é trazer as famílias para dentro da escola, para isto temos o projeto “A família na escola”.
            Gostamos de desafios e juntos iremos conseguir superá-los.



AVALIAÇÃO


            Ensino Infantil – Fazemos acompanhamento ao aluno através de relatórios, mediante seu desenvolvimento, sem objetivo de promoção, mesmo para acesso ao ensino fundamental.
            Ensino Fundamental – entendemos que a avaliação é um processo continuo e cumulativo.
            Nossas avaliações são feitas de formas constantes e continua, através dos conteúdos estudados, fazemos a avaliação somativa que é a prova objetiva, também a formativa acompanhamos os alunos, seu aprendizado, seu crescimento, observado-os diariamente.
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PROJETOS

è Horta - Sinal verde: conservação e preservação do meio ambiente.
è Padre Cícero: Cidade Centenária: valorizar a história de nossa cidade.
è Semana Santa: Vivenciar a história cristã.
è Páscoa: conhecer os valores pascais.
è Maria e mãe: Reconhecer Maria como a maior e a melhor entre todas as mães.
è Festas Juninas: Distinguir os costumes, valorizar a nossa cultura e tradição, músicas poesias e dança.
è Folclore: Valorizar as tradições brasileiras.
è Natal Solidário: Sensibilizar os alunos a serem mais solidários e incentivar a viver um natal em família com AMOR.




RESPONSABILIDADE


E.E.I.F. ANTÔNIO CORREIA
PREFEITURAMUNICIPAL
PARCEIRIAS
AGENTES DE SAÚDE
COMUNIDADES
CONSELHO TUTELAR
IGREJA
RECURSOS HUMANOS
CORPO DOCENTE
CORPO DISCENTE
GRÊMIO ESCOLAR
APC
CONSELHO ESCOLAR
CONSELHO DA MERENDA ESCOLAR

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